a
HomeBebêAr condicionado ou ventilador: qual é o melhor para o quarto das crianças?
ar condicionado
ar condicionado
s

Ar condicionado ou ventilador: qual é o melhor para o quarto das crianças?

Sabemos que quando as temperaturas estão mais elevadas, principalmente no verão, o calor traz muitos desconfortos para as crianças na hora de dormir, né?! Mas qual será a melhor opção para aliviar o desconforto dos pequenos: ventilador ou ar condicionado? Selecionamos os principais prós e contras sobre os dois aparelhos. Confira!

ar condicionado

Ventilador x ar condicionado

Quando o bebê dorme em um ambiente muito quente, ele corre o risco de ficar mais suadinho, favorecendo o aparecimento de brotoejas, além de atrapalhar toda a rotina de sono do pequeno, que não dorme bem. Geralmente, ele acorda mais vezes e fica mais agitado no dia seguinte, não é mesmo?

ar condicionado

Além da grande diferença no valor e disponibilidade de instalação dos aparelhos, as famílias se preocupam qual das opções é melhor para garantir a saúde infantil. Você sabia que os dois são indicados? Veja as recomendações de cada um!

Ventilador

Você precisa estar de olho no direcionamento do aparelho, mamãe! Nunca deixe o ventilador virado diretamente para a criança, se ele for portátil, coloque sempre de uma maneira que o ar possa circular, sem estar direcionado para o bebê. Também deixe o aparelho longe do alcance das crianças.

ar condicionado

Se o ventilador for de teto, o vento deve estar sempre no modo exaustor, voltado para cima. Dessa forma, você refresca o quartinho por completo e garante um soninho agradável para o seu amor.

Outra recomendação importante: a limpeza do aparelho e do quarto infantil demandam atenção! Como o ventilador levanta poeira, o quartinho deve estar sempre limpo. Assim como as hélices e grades. De preferência, utilize um pano úmido para a higienização e passe longe dos espanadores, que alastram ainda mais as partículas de pó e podem ocasionar alergias. 

Ar condicionado

No caso do ar condicionado, os mesmo cuidados em relação ao direcionamento do fluxo do ar também são necessários, mas não há nenhuma contraindicação. Caso você já tenha um aparelho instalado no ambiente que será transformado no quarto de bebê ou infantil, fique atenta ao posicionamento dos móveis!

ar condicionado

Primeiro, fique de olho na temperatura, o ideal é mantê-la entre 23°C e 27°C. A recomendação é nunca deixar o ambiente muito gelado, para evitar um choque térmico na saída do cômodo para outro ambiente.

É necessário ler todas as orientações do fabricante do aparelho, viu? Veja corretamente as informações, principalmente sobre o filtro, que deve estar sempre limpo. Caso contrário, ele pode acumular poeira, fungos e bactérias, sendo um facilitador para processos alérgicos e doenças infecciosas. Existem modelos no mercado que prometem filtrar até 80% dessas impurezas, fique de olho na hora de escolher o seu!

ar condicionado

Outro fato sobre o ar condicionado: ele pode provocar o ressecamento do ar. Essa falta de umidade pode desencadear crises respiratórias em crianças alérgicas, com sintomas como congestão nasal, coceira nos olhos ou nariz, tosse, espirros, falta de ar e coriza.

Se a criança apresentar algum desses incômodos, converse com o pediatra. Mas muitos especialistas aconselham o uso de umidificador enquanto o ar condicionado estiver ligado no quartinho. Lembre-se de desligar na hora do banho e só volte a ligá-lo quando a criança estiver seca e vestida.

ar condicionado

Entendemos que nem sempre essa é uma solução viável, você também pode utilizar toalhas úmidas e bacias d’água para equilibrar a umidade do ar. Outra dica é sempre lavar as narinas das crianças com soro fisiológico.

Deixe nos comentários se ficou alguma dúvida!

Leia mais:

Faz bem deixar o bebê andar descalço? Veja 5 benefícios!

Repelentes em crianças: o uso requer cuidados. Veja quais!

Como limpar o nariz do bebê corretamente?

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário