a
HomeBebêO ar-condicionado faz mal para a saúde do bebê? Descubra!
ar-condicionado no quarto do bebê
ar-condicionado no quarto do bebê
s

O ar-condicionado faz mal para a saúde do bebê? Descubra!

O verão chegou e as temperaturas já começaram a subir em boa parte do país. Para combater o calor e deixar o ambiente mais fresquinho, os pais costumam recorrer ao ar-condicionado – o que é perfeitamente comum, mas exige alguns cuidados especiais.

ar-condicionado no quarto do bebêO bebê é muito frágil e o mal-uso do ar-condicionado pode prejudicar a saúde do pequeno. Por isso, ao ligar o aparelho, os pais devem ficar atentos a variação de temperatura, a higienização do equipamento, a direção do vento e muito mais.

Para ajudar você a utilizar o ar-condicionado sem prejudicar a saúde do bebê, listamos alguns cuidados especiais que você deve ter ao usar o aparelho.

Cuidados essenciais ao utilizar o ar-condicionado

 

– Temperatura ideal

Opte sempre por temperaturas medianas! O ambiente muito gelado pode ser prejudicial à saúde do bebê. A recomendação é ajustar a temperatura entre os 23ºC e os 27ºC.

 

– Choque de temperatura

Quando estiver muito calor, tenha cuidado ao tirar a criança do ambiente climatizado. O ideal é que você desligue o aparelho um pouquinho antes de tirar o bebê do quarto. Dessa forma, ela se adaptará a temperatura e não sofrerá um choque térmico. Tomar banho quente e ir direto para o ambiente refrigerado é um perigo. Evite transitar entre ambientes refrigerados e não-refrigerados. Além disso, não tire as roupas do bebê ou deixe o pequeno com o corpinho ou o cabelo molhado quando o ar estiver ligado.

 

– Não deixe o ar-condicionado ligado a noite inteira

Deixar o aparelho ligado durante a noite inteira ou por longos períodos durante o dia é prejudicial à saúde do bebê. Dica: antes de colocar o bebê para dormir, deixe o quarto resfriar em uma temperatura de 24ºC. Desligue o aparelho antes de levar o pequeno até o quarto. Dessa forma, o ambiente ficará com uma temperatura agradável e o bebê não será exposto ao ar frio durante o sono.

 

– Deixe o sol entrar!

A troca de ar do ambiente deve ser feita pelo menos uma vez ao dia. Por isso, em algum momento do dia, desligue o ar-condicionado e abra as janelas para o ar e o sol entrarem no ambiente.

 

– Nunca direcione o ar para o bebê

Em hipótese nenhuma, deixe o ar direcionado ao bebê. No momento da instalação do ar-condicionado no quarto do bebê, fique atento a posição do ar-condicionado e do berço. O ideal é que o aparelho nunca seja instalado em cima do berço.

 

– Atente-se a limpeza dos filtros

Manter a limpeza dos filtros em dia é essencial, pois eles são os responsáveis pela eliminação das impurezas do ar. O filtro limpo proporciona melhor qualidade do ar! Por isso, faça a limpeza do filtro frequentemente de acordo com as recomendações de cada fabricante.

 

Leia também:

– Dicas para manter a hidratação das crianças no verão

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Obrigada pela recomendação, estou pertinho de ter meu bebe e estamos querendo comprar um ar condicionado para o quartinho da nossa filha.
    As dicas vão nos ajudar muito!

    29 de dezembro de 2016

Deixe um comentário