a
HomeBebêAprenda a cuidar do umbigo do recém-nascido
cuidados com o umbigo do recém-nascido
cuidados com o umbigo do recém-nascido
s

Aprenda a cuidar do umbigo do recém-nascido

O cordão umbilical é o elo entre a mãe e o bebê durante o período da gestação – é pelo cordão que o bebê respira e é ‘alimentado’. Após o nascimento do bebê, o cordão umbilical é cortado a cerca de dois ou três centímetros da barriga do bebê. Essa pequena parte do cordão umbilical que fica presa ao corpo do bebê é chamada de coto umbilical – que pode levar até 20 dias para cair. Durante esse período, o umbigo do recém-nascido precisará de alguns cuidados especiais.

Algumas mamães têm aflição e, até mesmo, medo de limpar o umbigo do bebê. A boa notícia é que o coto umbilical não tem terminações nervosas e, por isso, o bebê não sente dor quando ele é manuseado. Para o coto umbilical não inflamar, as mamães precisam manter a higienização em dia.

Para você aprender a limpar o umbigo do recém-nascido da forma correta, entramos em contato com a enfermeira obstetra Letícia Silva, do Alô Mamãe. Não deixe de conferir abaixo as dicas dadas pela especialista!

 

cuidados com o umbigo do recém-nascido

 

Cuidados com o umbigo do recém-nascido

– Como dissemos no começo do texto, o coto umbilical não tem terminações nervosas e, por isso, o bebê não sente dor enquanto a mãe limpa. Se o bebê chorar durante os cuidados, ele pode estar incomodado pela manipulação e não pela dor;

– É essencial lavar bem as mãos antes de fazer a higiene do coto umbilical;

– Sempre posicionar a fralda descartável abaixo do umbigo para não comprimi-lo, deixá-lo arejado e evitar a contaminação do coto umbilical por urina ou fezes;

– Se o seu bebê for um menino, quando você colocar a fralda no pequeno, aponte o pênis dele para baixo de modo que a urina não seja lançada na direção do coto umbilical;

– Desde o início, o bebê pode tomar banhos diários sem nenhuma proteção especial no coto umbilical;

– É importante mantê-lo seco e higienizado! Use somente cotonete umedecido em álcool 70% para higienizar o umbigo do recém-nascido. Inicie a limpeza pela base do umbigo. O ideal é que a higienização seja feita em todas as trocas de fraldas;

– Nunca puxe o coto umbilical. Deixe que ele se desprenda sozinho;

– Quando o coto umbilical cair é normal sangrar um pouquinho, durante o primeiro e o segundo dia;

– Se houver um sangramento fora do normal, a região envolta ficar vermelha ou inchada, entre em contato com o pediatra do bebê.

Não tenha receio de mexer no umbigo do recém-nascido. O coto umbilical não é frágil e não dói. Basta seguir as instruções da enfermeira obstetra Letícia Silva, do Alô Mamãe, que tudo dará certo!

 

Sobre Alô Mamãe:

O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário