a
HomeBebêAlimentação13 alimentos perigosos para bebês até um ano de idade
alimentos perigosos
alimentos perigosos
s

13 alimentos perigosos para bebês até um ano de idade

Devido aos altos níveis de açúcares, conservantes e alergênicos, existem alguns alimentos perigosos para serem consumidos por bebês menores de um ano. Como o delicado sistema digestivo do pequeno ainda está em desenvolvimento, é necessário ficar de olho em alimentos com baixo valor nutricional e potenciais de engasgos.

alimentos perigosos

Alimentos perigosos na alimentação do bebê

Vale lembrar que até os seis meses, o aleitamento materno deve ser exclusivo. A partir daí, o bebê necessita de outros nutrientes com o início da introdução alimentar. Conforme seu filho vai crescendo, passa a querer experimentar comidas diferentes, o que é ótimo para variar seu paladar. Mas é bom ficar atento!

De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, 60,8% das crianças menores de 2 anos comem biscoitos, bolachas ou bolos e 32,3% já bebem refrigerantes ou sucos artificiais. 

Saiba quais são outros vilões da alimentação nesse período e entenda o motivo:

1. Mel

O mel pode esconder um tipo de toxina capaz de desenvolver uma forma de botulismo em crianças de poucos meses. Nessa idade, a flora intestinal ainda não consegue barrar a ação dessa bactéria. 

Além disso, pelo fato da imunidade não estar completamente formada, há o risco de desencadear uma alergia ao pólen e até mesmo asfixia.

alimentos proibidos

2. Amendoim, Castanhas ou Nozes

As chamadas oleaginosas costumam ser desencadeantes de alergia para bebês. O amendoim também pode conter a substância aflatoxina, um elemento tóxico originário de um fungo que cresce nas condições que esses grãos são cultivados, o que gera um grande risco de intoxicação.

3. Doces

Eles têm um alto índice de açúcar, goma e colorantes, substâncias totalmente sem necessidade nessa idade, já que os pequenos já sentem o doce no paladar de forma natural. 

O consumo deles faz com que a criança eleve esse nível de doce no paladar, induzindo a querer alimentos cada vez mais doces. Além disso, também contribuem para gerar obesidade infantil e cáries na boca dos bebês. 

alimentos proibidos

4. Chocolates

É gostoso? Com certeza! Mas muito rico em açúcar, gordura e cafeína. Além de viciar o paladar da criança, pode desencadear irritabilidade e ausência de sono. Você não precisa que seu filho seja ainda mais agitado, não é mesmo?

5. Refrigerante

Toda bebida que tenha aromatização e inclusão de gás não faz bem antes do primeiro aninho. Refrigerantes possuem alto teor de cafeína, açúcar e aditivos químicos que reduzem a absorção do ferro após as refeições, principalmente os refrigerantes mais escuros.

alimentos proibidos

6. Gelatina

A gelatina parece inofensiva, mas contém conservantes e corantes, facilitadores de grande parte de alergias de pele nas crianças. Apesar de muita gente achar que é uma sobremesa saudável, melhor trocar a gelatina de morango, por exemplo, pela fruta mesmo.

7. Embutidos

Ricos em gordura e conservantes, não têm bom valor nutricional. Por isso, salsicha, mortadela, presunto, entre outros, devem ficar de fora.

alimentos proibidos

8. Enlatados

Assim como os embutidos, os enlatados são alimentos perigosos que contêm excesso de sal, comprometendo a digestão e oferecendo baixo valor nutritivo. Além de todos os conservantes necessários para manter a data de validade bem longa.

9. Salgadinho

Os fritos e ricos em sódio são alimentos perigosos para a saúde. O consumo não é indicado, mas, se mais tarde os pais optarem por permitir este alimento, os assados e com redução de sódio são preferíveis. Fique de olho no rótulo!

alimentos proibidos

10. Bolacha recheada

O recheio das bolachas é rico em gordura trans, além de alterar o paladar por serem muito doces. Parece mentira, mas apenas uma unidade equivale a 100% da quantidade de colesterol que um bebê pode consumir em um dia.

11. Sucos industrializados

Suco em pó, nem pensar! Fique atento ao rótulo dos sucos em embalagem tetra pak (aquela de caixinha). Se estiver escrito néctar, não é indicado. O mais indicado para consumo são os 100% de suco ou 100% integrais. De qualquer forma, o melhor é preparar em casa direto da fruta.

alimentos proibidos

12. Leite de vaca

Ele não deve ser oferecido para o bebê antes do primeiro aniversário porque é difícil ser digerido e pode causar constipação intestinal, anemia e intolerâncias alimentares.

13. Frutos do mar e peixes

Eles são recomendados somente após o primeiro ano de vida por causa das reações alérgicas.

Vale prestar atenção!

Frutas fora de época geralmente contém agrotóxicos e conservantes. Então é bom sempre verificar a época de cultivo antes de comprá-las e oferecê-las às crianças. Mas, só o fato de você preferir dar fruta e evitar todos os alimentos perigosos citados acima já está no caminho certo!

alimentos proibidos

Cuidado com engasgos!

Por último, lembre-se de oferecer comidas bem picadas e cozidas. Alimentos duros e crocantes podem causar engasgos. As carnes não devem ser oferecidas em pedaços, somente amassadas ou desfiadas. Sementes de frutas também podem ficar presas na garganta, por isso, é bom retirá-las. 

alimentos proibidos

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais:

Saiba como estimular seu bebê a dar os primeiros passos

Máscaras em crianças: bebês abaixo de 2 anos NÃO devem usar o acessório

Sinais de desfralde: saiba quando a criança estará pronta

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário