a
HomeBebêAlimentaçãoGuia completo das frutas para bebê!
fruta para bebê
fruta para bebê
s

Guia completo das frutas para bebê!

Você sabe quais são as melhores frutas para bebê? Ricas em vitaminas e minerais, as frutas são essenciais para o bom desenvolvimento das crianças. Pensando nisso, o Blog da Grão de Gente criou um guia completo para facilitar a introdução desse alimento na rotina do seu filho. Confira!

fruta para bebê

Guia completo das frutas para bebê

Como oferecer as frutas para bebê?

Depois dos seis meses, os bebês estão prontos para as frutas, sejam amassadas ou raspadas. Quando os dentinhos começarem a aparecer, você pode oferecer-las em pedaços ou até mesmo inteiras, seguindo o método da abordagem BLW.

fruta para bebê

As frutas compõem parte importante da alimentação dos bebê, portanto, não desista se o pequeno não gostar de primeira. Confira nossas dicas para uma introdução gentil das frutas na alimentação: 

  • Boa qualidade: Prefira as frutas que estão na estação, já que as vendidas fora da época contam com substâncias nocivas. Opte pelas feiras orgânicas, em que as frutas não contêm agrotóxicos.
  • Variedade: Quanto mais diversificada for a alimentação do bebê, mais variedade de nutrientes. Assim, o pequeno não enjoa e ainda mantém uma boa saúde.
  • Invista na criatividade: Se mesmo assim o seu filho ainda não se interessar pelas frutas, invente maneiras criativas para chamar sua atenção, como formar desenhos no prato com o próprio alimento. 

fruta para bebê

Importante! Não precisa adoçar, peneirar ou bater a frutinha no liquidificador. A intenção é que o bebê sinta a textura de cada alimento, estimulando a mastigação e o desenvolvimento do pequeno. 

Outra coisa, suco não é fruta! Inclusive, a American Academy of Pediatrics (AAP) desencoraja o consumo de sucos antes dos 12 meses de idade e reforça que este hábito aumenta o risco de problemas dentários e de obesidade. Agora, vamos conhecer as melhores frutas para bebê?

10 melhores frutas para bebê

Abacate

Rico em gordura monoinsaturada, a gordura boa, o abacate auxilia no controle do colesterol e apresenta boas quantidades de vitamina A e E, além de minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio. 

fruta para bebê

Banana

A banana é prática, deliciosa e riquíssima em vitaminas do complexo B. Sua alta quantidade de potássio ainda previne as famosas cãibras.

fruta para bebê

Atenção, mamães! Priorize as bananas nanicas, já que as do tipo “prata” e “maçã” prendem o intestino dos pequenos. 

Goiaba

Apesar da grande concentração de vitamina C, antioxidantes e potássio, a goiaba é uma das frutas que prendem o intestino do bebê. Nossa dica é batê-la com laranja no liquidificador.

fruta para bebê

Laranja

Rica em vitamina C, essa fruta solta o intestino e fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. Invista na laranja lima, pois seu sabor é suave e agrada mais os bebês. 

fruta para bebê

Maçã

Se consumida por bebês acostumados com alimentos sólidos, a maçã regula o intestino — graças a sua boa concentração de água e fibras. Além da casca ser rica em vitamina C, a fruta contém pectina, uma substância que auxilia no controle da glicemia.

fruta para bebê

Mamão

O mamão é rico em ferro, cálcio, potássio, água e vitaminas. Sua ingestão hidrata o corpo, fortalece o sistema imunológico do bebê, protege os olhos e diminui o colesterol ruim. 

fruta para bebê

Manga

Quem resiste ao gosto docinho da manga? Com alta concentração de betacaroteno, essa fruta estimula o bom funcionamento do sistema imunológico e da visão.

fruta para bebê

Melancia

A melancia contém ferro, cálcio e potássio, além de 90% de água. Sua composição, rica em vitaminas, melhora o funcionamento dos rins, impede a diabetes, fortalece os ossos e ajuda a produzir anticorpos.

fruta para bebê

Pera

Já a pera conta com vitaminas do complexo B e C e fibras, além de outros nutrientes que ajudam na retenção de cálcio e melhoram o sistema imunológico, fortalecendo os ossos e prevenindo doenças.

fruta para bebê

Uva

Altamente nutritiva, a uva possui grande concentração de vitamina C e é um excelente antioxidante, protegendo o coração e combatendo inflamações e infecções, entre tantos outros benefícios da fruta.

fruta para bebê

Atenção! Corte e retire todas as sementes da uva antes de oferecer a fruta para bebê pois seu formato arredondado pode causar engasgamento. Cuidado com as cascas, também.

Leia Mais:

Dossiê papinha: Tudo o que você precisa saber

Amamentar no inverno: 4 dicas para não passar perrengue

Bebê pode comer chocolate?

Picolé de leite materno alivia o calor no verão

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário