a
HomeBebêAlimentaçãoAlimentos proibidos na gravidez: Veja quais são e o porquê!
Alimentos crus e mal passados são proibidos na gravidez. Veja por quê!
Alimentos crus e mal passados são proibidos na gravidez. Veja por quê!
s

Alimentos proibidos na gravidez: Veja quais são e o porquê!

Comida japonesa está liberada? Comer carne crua ou mal passada é contraindicado? E carpaccio? Açúcar ou adoçante? Grávida pode tomar café? Afinal, quais são os alimentos proibidos na gravidez?  

Durante a gestação, a grávida precisa abdicar de vários alimentos para preservar a saúde do bebê. O problema é que o excesso de informações divergentes acabam confundindo as gestantes sobre quais alimentos devem ser evitados no período da gravidez. Para esclarecer algumas dúvidas, conversamos com a nutricionista Dra. Elaine de Pádua!

Alimentos proibidos na gravidez:

Carne crua e mal passada

As carnes cruas ou mal passadas estão entre os alimentos proibidos na gravidez. O consumo de carnes cruas como sushis, sashimis, carpaccio e carnes mal passadas, seja carne bovina e principalmente a carne suína, é contraindicado durante a gestação. O consumo de carne com nenhuma ou pouca cocção pode causar a toxoplasmose, que é transmitida pelo parasita parasita Toxoplasma gondii. 

A toxoplasmose durante a gestação pode trazer riscos como aborto espontâneo, parto prematuro, malformações do feto, baixo peso e morte ao nascer. Após o nascimento, os riscos para o bebê com toxoplasmose são muitos, desde inflamação dos olhos, podendo evoluir para a cegueira, aumento do fígado, pneumonia, convulsões, surdez e retardo mental.

Alimentos proibidos na gravidez: carne crua

Peixe cru

O peixe cru também está na lista de alimentos proibidos na gravidez. É possível a contaminação por um parasita dos peixes chamado Diphyllobothrium latum, uma espécie de helminto achatado (platelminto), também conhecido como “tênia dos peixes”.

A infecção causada por esse parasita é chamada de difilobotríase. A infecção é semelhante à da tênia solium e tênia saginata. Por isso, a ingestão de peixes crus, como sushis e sashimis, é contraindicada no período gestacional.

Alimentos proibidos na gravidez: peixe cru

Entretanto, o consumo de peixes assados ou cozidos durante a gestação é considerado saudável e deve ser estimulado! O único cuidado que deve ser tomado é com a forma de preparo.

Os peixes, principalmente os com alto teor de ômega-3, como a sardinha e a cavala, são os mais aconselhados. O ômega-3 é uma gordura poliinsaturada e anti-inflamatória, composta por EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenóico). Estudos demonstram que o consumo de ômega-3, principalmente com um teor mais elevado de DHA, é extremamente benéfico durante a gestação e proporciona um melhor desenvolvimento cognitivo do feto.

Adoçante

alimentos proibidos na gravidez

Uma das maiores dúvidas das gestantes! Segundo a nutricionista, a grande questão é: todos os alimentos que são artificiais devem ser evitados. Por isso, a estratégia mais recomendada é: use com moderação! A melhor escolha para adoçar alimentos na gravidez é o Xylitol, devido a sua composição natural. De Pádua também indica a sucralose, um adoçante que apesar de ser sintético, não é absorvido pelo nosso organismo.

Refrigerantes

Cuidado! Além de totalmente industrializados, eles possuem ácido fosfórico, o que atrapalha a absorção de cálcio no organismo.  A recomendação é evitar a ingestão desse tipo de bebida. Para as gravidinhas que não conseguem abrir mão, a nutricionista recomenda um consumo mínimo e somente entre refeições (nunca durante!).

Mitos e verdades sobre alimentos proibidos na gravidez

Ovo 

“Um outro alimento que já foi tão condenado porque achavam que aumentava o colesterol é o ovo. Mas isso na verdade já caiu e nós sabemos o quanto ele é importante, principalmente para a gestante. Além dele ser uma ótima fonte proteica, ele também tem uma vitamina chamada Colina, que é um nutriente essencial para a formação cerebral dos bebês”, informa Dra. Elaine.

Café

alimentos proibidos na gravidez

O café não está na lista dos alimentos proibidos na gravidez! O consumo de até três xícaras por dia da bebida está liberado. Mas fica a dica: para algumas gestantes, o consumo não cai bem. Preste atenção!

alimentos proibidos na gravidez

 

Quer curtir a gravidez de forma segura em relação a alimentação? Conheça o curso  “O Prato da Grávida”, da Beabá Grão de Gente com a nutricionista Elaine de Pádua!  Disponível em vídeo e e-book para você não perder nenhuma informação! Demais, né? 

Leia mais:

Saúde bucal na gestação deve fazer parte do pré-natal

Tudo sobre o ganho de peso ideal na gestação

Bolsa Maternidade: o que levar para o bebê e a mamãe + 30 inspirações para arrasar! 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Isso não é para levar ao pé da letra, sobre comida japonesa, Dr Domingos Mantelli entre outros super conceituados obstetras do país liberam o consumo sim da comida japonesa, claro que não aconselham comer em qualquer lugar e sim em lugares de confiança que vc saiba a procedência dos alimentos. Então cada paciente deve questionar seu médico para tal questão, o meu médico me liberou sem problema nenhum.

    23 de setembro de 2016

Deixe um comentário