a
HomeGravidezAmamentaçãoA alimentação da mãe reflete no leite?
amamentação
amamentação
s

A alimentação da mãe reflete no leite?

Semana de Amamentação Grão de Gente

Mamães não precisam manter uma dieta restrita durante a amamentação. Estudos científicos já realizados, certificam que a qualidade da alimentação da mãe tem pouca influência no leite materno. O leite materno é capaz de oferecer todos os nutrientes que o bebê necessita. Ainda, protege o bebê contra doenças como as infecções respiratórias.

Mesmo que a mamãe com a correria do dia a dia não tenha uma alimentação completamente saudável, essa alimentação será mais prejudicial para a própria saúde da mãe do que para a saúde do bebê, que está amamentando do leitinho materno.

 Dieta restrita? É necessário?

Muitas mães pensam que quando estão amamentando precisam deixar de consumir os alimentos que mais gostam, como o café ou uma taça de vinho de vez em quando. Porém, não é assim.  O que na verdade precisa ser observado é a quantidade, ter equilíbrio é imprescindível. A amamentação é para ser algo tranquilo e prazeroso e não uma obrigação.

O ideal é evitar os excessos, mas isso não significa que não possa comer ou tomar algo. Alguns bebês apresentam alergia a proteína do leite de vaca, nesses casos, é necessário que a mãe tenha uma alimentação com restrição de leite e derivados.

A qualidade do leite não muda

Ter uma alimentação saudável é maravilhoso, mas isso não é uma condição para conservar as propriedades do leite. Apesar de não ser imprescindível uma alimentação completamente saudável para ser capaz de produzir leite de qualidade para o seu bebê, é indispensável ressaltar que uma alimentação escassa de vitaminas e nutrientes irá prejudicar em especial a saúde da mamãe, porque o corpo armazena no leite materno todos as vitaminas e nutrientes para suprir as necessidades nutricionais do bebê. amamentação

Estoque de leite

Para ter um estoque de leite legal é importante que ofereça o peito para o seu bebê em livre demanda, ou seja, quando ele pedir ou quando você sentir os seios muitos cheios de leite e decidir por si só dar de mamar. Quanto mais o bebê suga, mas leite é produzido. Por esse motivo é dito que o peito não é estoque e sim uma fábrica, pois quanto mais o bebê mama, maior será a produção de leite. 

Durante a amamentação, o que consumir?

Durante o dia, coma quando sentir fome ou vontade, isso será de acordo com as calorias que você necessita. Crie o hábito de deixar uma garrafinha de água próxima de você, sobretudo quando for amamentar. Amamentar dá sede e fome, por isso, é legal sempre que for dar de mamar ter uma garrafinha de água por perto e deixar algo pertinho para beliscar caso sinta muita fome.

Para saber se está ingerindo água o suficiente, observe a cor da sua urina. Se ela estiver clara, isso é sinal de que está tomando água na quantidade adequada.

Então, já sabemos que durante a amamentação não é imprescindível ter uma alimentação restrita, aliás isso não convém. Têm alguns alimentos que costumam dar mais gases do que outros, e isso varia de pessoa para pessoa. Se você sabe que um alimento específico é indigesto para você, você espontaneamente deve preferir não come-lo. Dessa maneira, se existir alguma reação do bebê após alguma comida que você ingeriu, busque evitar, mas não é necessário suspender totalmente, a não ser que o bebê apresente alguma alergia alimentar.

 

Lorena Oliveira é enfermeira graduada pela Universidade Federal de Uberlândia. É responsável pelo blog “Blog da Lô em: Gravidez Baby”, na qual compartilha várias informações importantes sobre gravidez e cuidados com o recém-nascido, mas, o seu foco primordial é a amamentação.
Blog: www.blogdalo.com.br / Instagram: @lorenasmgestacao / Facebook: Saúde da Mulher – Gestação
Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário