a
HomeBebê5 dicas para cuidar do cordão umbilical do recém-nascido
cordão umbilical
cordão umbilical
s

5 dicas para cuidar do cordão umbilical do recém-nascido

O nascimento do bebê é um momento de transição e aprendizado para toda a família! Nos primeiros dias de vida do recém-nascido, um dos principais receios dos papais é como cuidar do cordão umbilical. Por isso, separamos algumas dicas sobre o que pode e o que deve ser evitado nos cuidados do umbigo do bebê. Confira!

Primeiro passo: o que é cordão umbilical?

Antes de explicarmos os cuidados, primeiro é necessário entender exatamente do que se trata o cordão umbilical de bebê. Dessa forma, é mais simples desconstruir alguns mitos que giram ao redor desse assunto.

cordão umbilical

Como sabemos, o cordão umbilical é o principal “meio de comunicação” entre o bebê e a gravidinha. O grande responsável por garantir a oxigenação e a nutrição, ligando, por meio da placenta, mãe e filho.

Logo após o parto, o cordão é cortado (vale ressaltar que esse procedimento é indolor, o pequeno não sente absolutamente nada!), e cerca de 2 a 3 cm do coto umbilical ainda se prende ao bebê.

cordão umbilical

Para o umbigo cicatrizar direitinho, é importante que os papais mantenham uma rotina de cuidados. Nada de seguir os ensinamentos antigos como usar moedas, faixas ou até mesmo pó de café no umbigo do bebê. Esses hábitos são reprovados pelos médicos e podem provocar infecções sérias.

Dicas úteis para cuidar do cordão umbilical

1. O principal risco para o coto umbilical é o de infecção. Sendo assim, antes de iniciar a higienização, certifique-se de estar com as mãos bem limpinhas! Lave-as com sabão neutro, esfregue os punhos e as unhas para evitar que as impurezas tenham contato com o bebê.

2. Para o umbigo cicatrizar bem, é necessário manter a região sequinha e limpa. Por isso, o ideal é que a higienização seja feita sempre que trocar a fralda do bebê.

cordão umbilical

Com um cotonete, limpe com delicadeza! Passe álcool 70% em toda extensão do umbigo para retirar os resíduos úmidos que podem se acumular. Não esqueça de levantar o cordão umbilical com suavidade para limpar a parte de baixo.

 Também é preferível dar banhos rápidos de esponja do que submergir o coto do cordão. Durante o banho, somente água e sabonete neutro são precisos para a higienização da região, que deve ser realizada com muito cuidado.

3. É importante não cobrir o coto umbilical com faixas ou curativos, ele deve respirar! A fralda deve ser colocada abaixo do coto para evitar que a região fique irritada, e assim, facilitando a proliferação de microorganismos. Uma dica é dobrar a fralda abaixo do cordão umbilical ou fazer um entalhe na parte superior.

cordão umbilical

Depois do banho, o ideal é utilizar uma gaze, tocando levemente no umbigo do pequeno e nunca secar diretamente com a toalha.

Fique de olho! 👀

4. Preste atenção em possíveis alterações como: vermelhidão, sangramento, secreção e inchaço na região umbilical. Elas podem surgir por causa de atritos na região, como roupas ou fraldas muito apertadas. Entretanto, se esses sintomas acontecerem em excesso ou com frequência, procure o pediatra!

Um odor forte também pode ocorrer como um sinal de cicatrização, contudo, se continuar por um longo período, pode ser um indício de infecção e precisa ser avaliado o quanto antes pelo médico para o tratamento correto.

5. Continue a rotina de cuidados, mesmo após a queda do cordão umbilical! Entre o 5º e o 15º dia de nascimento é comum que o coto umbilical escureça e caia sozinho. Mas é muito importante que os papais continuem com a rotina de cuidados de higienização e assepsia. Porque depois que o coto cai, o umbigo demora de 7 a 10 dias para a cicatrização completa.

cordão umbilical

Leia mais:

Por que os bebês suam tanto na cabeça?

Tchau, dúvidas! Confira 10 vídeos sobre amamentação no Youtube

Banho no bebê no inverno: Precisa dar todo dia?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • O site e muito bom vocês estão de parabéns.

    22 de agosto de 2019

Deixe um comentário