a
HomeBebê12 dicas para evitar a dermatite de fralda
dicas para evitar a dermatite de fralda
dicas para evitar a dermatite de fralda
s

12 dicas para evitar a dermatite de fralda

Dermatite de fralda ou popularmente conhecida como assadura é uma das grandes preocupações dos pais, principalmente os de primeira viagem. Esse problema pode ser muito frequente nos primeiros anos de vida, principalmente de zero a cinco meses, pois essa faixa etária é a mais atingida, já que a pele do recém-nascido é muito sensível.

dermatite de fralda

Para esclarecer todas dúvidas sobre o assunto e evitar esse incômodo para o bebê, conversamos com a Dra. Driele Alia, obstetriz graduada pela USP. “As principais causas que provocam a assadura é a acidez das fezes e urina com o contato com a pele, a presença de fungos e bactérias e também alguns tipos de alergias alimentares.” explica.

Além desses três fatores, a obstetriz faz outra observação importante: fique de olho nas marcas de fraldas, lenços umedecidos e pomadas. Esses produtos também podem causar assaduras! Por isso, é importante testar e trocar para saber se alguma outra marca é melhor ou pior para o seu bebê. 

dermatite de fralda

É importante compreender que a dermatite de fralda acontece como um processo inflamatório pelo contato prolongado da pele com fezes e urina. Isso pode causar lesões vermelhas na região da fralda e provocar coceira – caso o quadro evolua, sensação de queimação e dor podem aparecer. Esses sintomas causam grandes incômodos ao bebê, que fica mais choroso e irritado.

Alergias alimentares x assaduras

“Para saber se a assadura pode ter uma conexão com a alimentação, nesse caso, você precisa ficar de olho no cocô do bebê. Se ele está um pouco mais diarréia, se ele pode estar com um aspecto diferente indicando que está mais ácido e assim causar a inflamação.” afirma a Dra. Drieli Alia. Para as mamães lactantes, é preciso lembrar se houve alguma mudança na alimentação.

dermatite de fralda

O principal sintoma da dermatite de fralda é uma erupção cutânea vermelha no bumbum e virilha. Sintomas como febre e erupções cutâneas pelo corpo podem ser observados nos casos mais graves.

Para o seu bebê não sofrer com as assaduras, elencamos uma série de cuidados preventivos fundamentais. 

Cuidados para evitar a dermatite de fralda:

– Manter uma boa higiene local, o bebê precisa estar sempre sequinho;

– Evitar o uso do lenço umedecido com frequência. O ideal é optar pela limpeza com água morna e algodão. Reserve o lenço umedecido para passeios e viagens, em casa, escolha sempre o algodão;

– Lavar a região somente com sabão neutro;

– Evitar o uso de esponjas durante o banho;

-Depois do banho, secar todas as dobrinhas para não deixar nenhum vestígio de água acumulada;

– Evitar o uso de soluções caseiras;

– Realizar a troca da fralda assim que perceber que ela está molhada;

– Manter a região arejada sempre que possível e vale até deixar o bebê um pouquinho sem fralda;

– Manter as unhas da criança curtas;

– Prestar atenção para não deixar resíduos de produtos, como amaciante, sabão em pó e, até mesmo sabonete, na higienização das roupas do pequeno;

– A aplicação de cremes ou pomadas: 

“Não é regra que você precisa usar uma pomada de assaduras. Muitos pediatras recomendam inclusive que ela só seja utilizada quando o bebê já apresenta algum sinal de assadura. Em alguns casos, pode até servir como prevenção, mas é preciso ter muito cuidado ao aplicar o produto, para não colocar uma camada de pomada em cima da outra, não deixando a pele respirar.”, explica Dr. Drieli Alia.

-Se o bebê já está com uma assadura estabelecida, uma dica importante: “Secar a região com o secador de cabelo com o ventinho gelado. Sempre distante do bebê e com muito cuidado, porque quanto mais sequinha a região, mais rápido ela cicatriza e a assadura irá sumir!”, comenta a obstetriz;

-Outra dica para tratar a assadura: recomenda-se lavar em água corrente. “Se já estiver inflamado, até o algodão com água morna pode incomodar o bebê por causa do atrito na pele sensível. Lave a região com água corrente somente com a mão, evitando o uso de outros produtos”.

– Caso a dermatite de fralda não tenha melhorado com os cuidados acima, leve o pequeno ao pediatra.

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online especializada em levar conteúdo com responsabilidade e de qualidade para as futuras mamães. Inscreva-se no “Curso Cuidados com o Recém-nascido e Desenvolvimento do Bebê”! São sete módulos para te ajudar nessa fase!

Leia mais:

Como furar a orelha do bebê? Descubra mitos e verdades!

Pós-parto: as mudanças do corpo que ninguém te fala! 

Como limpar o nariz do bebê corretamente?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário