a
HomeBebê10 coisas que mais deixam o bebê irritado
shutterstock_415579906
shutterstock_415579906
s

10 coisas que mais deixam o bebê irritado

Quando o bebê começa a chorar, é comum que as mães e pais (especialmente os de primeira viagem) se preocupem mais do que o necessário. Mas tenha muita calma nessa hora! Entrar em pânico não é a solução para ajudar um bebê irritado. O motivo por trás do choro pode ser um enigma no começo, mas logo você será capaz de identificar o problema num piscar de olhos.

O bebê irritado pode estar chorando por conta de uma fralda suja, fome, ou até mesmo excesso de estímulos, por exemplo quando há muita gente no mesmo ambiente. Para pais menos experientes, essa situação pode ser arrepiante, já que o choro da criança é sinônimo de desconforto. No entanto, não adianta fazer tempestade em copo d’água, basta observar o comportamento e os sinais que seu próprio filho irá te dar. Listamos as 10 coisas que mais deixam o bebê irritado, para te dar uma ajudinha nos cuidados diários com o pequeno.

Fralda suja

bebê irritado

A sensação de ficar com uma fralda suja não é das mais agradáveis… Isso pode deixar o bebê irritado com muita facilidade, já que a pele super sensível dos pequenos pode ficar facilmente irritada. Sendo assim, a dica é ficar de olho: Cheque a fralda do bebê para conferir se ela pode ser o motivo do choro, principalmente depois de mamar ou de comer.

Fralda apertada

bebê irritado

Mais uma dica valiosa é verificar se a fralda foi bem colocada após a troca. O correto é que ela não aperte o bebê nas dobrinhas da perna. Caso a fralda apertada seja o motivo por trás de um bebê irritado, considere começar a usar um tamanho maior para evitar machucados.

Assaduras

bebê irritado

As assaduras são grandes causadoras de incômodos nos bebês. A pele irritada apresenta vermelhidão e causa dor nos pequenos. Mas não se engane, nem sempre as assaduras são causadas por uma baixa frequência na troca de fraldas! As assaduras também surgem quando há excesso de umidade, ou até por conta de alergia à fralda. Alergias alimentares também podem contribuir para assaduras, já que o cocô do bebê pode ficar mais ácido, irritando a pele.

Fome

bebê irritado

O choro de fome é super reconhecível, depois de um tempo. A fome é um dos motivos pelos quais os bebês ficam irritados. Uma forma de evitar que o bebê irritado fique com fome, é estabelecer uma rotina para as mamadas ou papinhas desde cedo.

Refluxo

bebê irritado

Bebê irritado depois de mamar? Pode ser refluxo! O refluxo causa queimação no estômago, provocando choro e irritação no bebê. Se o seu pequeno não costuma regurgitar depois das mamadas, procure o pediatra para que ele possa identificar o problema devidamente.

Cólica

bebê irritado

As cólicas são super incômodas, e para os bebês de até três meses, podem ser ainda piores. Como o sistema digestivo dos pequenos ainda está se desenvolvendo, uma dica é colocar o bebê de bruços, fazer leves massagens, compressas mornas ou um exercício com as perninhas para liberar gases. Se o problema continuar, consulte o pediatra.

Sono

bebê irritado

Durante os primeiros meses de vida, os bebês podem sentir dificuldade para adormecer, e por isso o cansaço é um dos principais fatores que deixam o bebê irritado. Para ajudar o bebê a se sentir confortável e adormecer com mais tranquilidade, você pode experimentar um banho morno, ou um banho de ofurô para bebês, diminuir as luzes no quartinho e manter o ambiente sempre tranquilo à noite.

Saiba como criar uma rotina de sono para o seu bebê começando no primeiro dia de vida dele! Demos algumas dicas sobre isso aqui.

Excesso de estímulos

bebê irritado

É necessário tomar cuidado com a quantidade de estímulos à qual o bebê é exposto. A agitação diferente da que ele está acostumado, como por exemplo festas, crianças, brincadeiras excessivas, barulhos, entre outros, podem deixar o bebê irritado. Sair da rotina é sempre um desafio para os pais com bebês pequenos. Quando for sair com seu bebê, planeje para que ele continue dentro da rotina de costume, com as mamadas e sonecas na hora certa, se possível. Assim fica mais fácil diminuir o impacto dos estímulos.

Calor

bebê irritado

Calor demais pode incomodar – e muito! Às vezes os pais exageram nos agasalhos, e isso pode deixar o bebê irritado e desconfortável. Observe se o seu pequeno está suando, principalmente nas dobrinhas, se a pele fica avermelhada e, na dúvida, meça a temperatura com um termômetro. Caso seu bebê esteja com febre, retire uma das camadas de roupa e veja se há mudança.

Frio

bebê irritado

A perda de calor ocorre com mais facilidade nos primeiros dias de vida do bebê, por isso é importante agasalhar os pequenos. Durante a noite, a temperatura costuma cair, e por isso lembre de trocar a roupinha do seu bebê por uma mais quentinha, de acordo com o clima de onde você estiver. Cheque os pezinhos e mãozinhas para conferir se estão gelados, esses são sinais de que ele precisa de uma roupa mais quente.

Leia mais

Sono do recém-nascido: Expectativa e Realidade

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Minha filha btem 4 meses
    A noite durmia e acordava sem choro
    Agora a uns 5 dias
    Sempre q acorda a noite é chorado

    25 de julho de 2018

Deixe um comentário